Respondemos algumas das perguntas mais frequentes questionadas por nossos clientes. 

 

Como expandir meu negócio com o sistema de franquia?

O sistema de franquias permite que seu negócio cresça a partir do investimento dos seus franqueados. O franqueador, detentor do negócio original, permite que outras pessoas adquiram seu know how e montem novos negócios de seu modelo. Assim, se a estrutura de franchising for bem estruturada, em pouco tempo, em comparação ao crescimento através do capital próprio, o franqueador tem a possbilidade de capacitar diversos franqueados e assim ampliar sua rede.

Nesse modelo, ambas partes ganham, pois o franqueador tem a possibilidade de crescer mais rapidamente e o franquiado tem mais segurança ao adquirir um negócio já testado, receber treinamento e uma marca consolidada no mercado.

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Quais são os prós e contras do modelo de franquia?

Para o franqueador alguns benefícios do modelo de franquia são: maior capacidade de crescimento; engajamento dos franqueados, uma vez que eles tem o seu próprio negócio; maior lucratividade. Como pontos de atenção, podemos citar a importância de capacitação dos franqueados e a necessidade de estudos de mercado quanto a capacidade de crescimento e estudo dos resultados de cada franqueado.

 

 

Qual a importância da escolha do franqueado?

Com bons franqueados a marca está assegurada de pessoas que desempenharão um trabalho excelente gerindo seus negócios, trazendo receita para si e para a franqueadora e agregando valor aos clientes. Se a franqueadora não seleciona esses franqueados com atenção, pode escolher perfis de empresários diferentes do que o seu negócio precisa. O conhecimento poderá ser repassado através de cursos e capacitações, mas o perfil é o maior requisito. No momento em que você se torna franqueado, você tem reponsabilidades com o negócio, deve cuidar das vendas, do financeiro e das pessoas. Você terá uma meta a bater pelo menos todo o mês, deve analisar suas finanças regularmente e contar com pessoas capacitadas para todo o registro contábil e certamente terá desafios com colaboradores desmotivados, ou que se atrasam, ou que estão com dificuldades financeiras ou familiares. Esses são apenas exemplos a fim de elucidar os desafios de um empresário, por isso, esse franqueado deve ser escolhido com cautela e buscando alinhar sempre o perfil desta pessoa a necessidade do modelo de negócio.

 

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Quero abrir meu próprio negócio, por onde começar?

Empreender exige diversas habilidades, possivelmente as mais notáveis se referem a coragem e a persistência. Abrir um negócio é muito desafiante, ainda mais quando o empreendedor está em seu primeiro negócio próprio. Independente do segmento, é importante destacar que o início de todas as empresas é um caminho árduo, a menos que a empresa já inicie com uma base de cliente, os primeiros meses serão certamente negativos, por isso o empresário já deve estar atento para o capital de giro inicial.

 

O principal fator de sucesso de uma empresa é entender o que o mercado está disposto a consumir. Nem sempre as pessoas sabem o que querem comprar, e muitas vezes, o marketing é o responsável por analisar as necessidades e transformá-las em produto. Por isso, a principal orientação é: entenda seu público-alvo e o que ele precisa, ele pode não se dar conta do que quer comprar, mas uma vez estando em sua realidade, será possível analisar oportunidades ainda não vistas. Encontrar o modelo de negócios ideal e o diferencial competitivo é a base para o sucesso.

 

Nossa consultoria recomenda que todo empresário e empreendedor faça um Plano de Negócios, pois ele é muito completo e permite que sejam analisados os norteadores estratégicos, o modelo de negócio, o mercado, a concorrência, e o macroambiente e assim possam ser desenvolvidas as estratégias, o plano de marketing e as projeções financeiras essenciais para o planejamento do negócio.

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Como desenvolver meus franqueados?

No modelo franchising a empresa franqueadora e detentora dos direitos da marca deve acompanhar seus franqueados e fornecer suporte aos seus negócios, através de cursos de capacitação e da própria análise de seus desempenhos. Nesse modelo, o negócio deve funcionar como uma rede, a franqueada deve zelar por sua marca e buscar proporcionar um desempenho cada vez maior para os seus franqueados a fim de que seus clientes obtenham a melhor experiência de compra.

 

 

Tenho pouca verba de marketing, como potencializar meus investimentos?

A maioria das pequenas e médias empresas têm recursos financeiros limitados para o marketing. Por isso, é fundamental que elas entendam onde investir. Recomendamos que as empresas fiquem atentas para o seu público-alvo, buscando entender onde ele pesquisa quando busca seu produto/ serviço e quais são os meios de comunicação que melhor atinge seu público. Com nossos clientes, mensuramos como os seus consumidores chegam a empresa, assim poderemos realizar um cálculo de investimento versus retorno.

 

 

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Quero ampliar meu negócio, mas não conheço o público que posso atingir, como ser inovador e assertivo?

Para que sua empresa possa expandir é necessário que seja estudado profundamente o mercado que se deseja entrar. Assim, sugerimos um estudo das empresas concorrentes e principalmente do mercado-alvo. Apenas com informações podemos analisar o que se tem atualmente no mercado e como é possível entregar um produto superior.

 

 

 

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FAQ - Perguntas Frequentes

 
 
 
 
 
 
 

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